AnsiaMente

Sobre coisas irritantes e inquietantes

Literalmente irritante ou irritantemente não literal?

 

Por Carmen Guerreiro

 

É literalmente muito irritante como a palavra literalmente é comumente empregada no dia a dia, literalmente muitas vezes.

Se você é uma das pessoas que usam literalmente como sinônimo de “realmente”, de “muito”, de “mesmo”, de tudo o que é intenso e enfático, esse post é para você. E se você é um dos que está literalmente de saco cheio disso, esse post é para você saber que não está sozinho. Literalmente!

Ironias à parte, vamos espalhar a mensagem por aí, porque parece que não está sendo espalhada o suficiente:  literalmente é aquilo que diz respeito ao sentido literal, denotativo de uma palavra. E não o sentido figurado. Por isso, estar “literalmente de saco cheio” está mais próximo de ter uma hidrocele testicular do que de estar muito irritado.

O colega de trabalho Felipe Lobo criou um tumblr genial que reúne exemplos de como o literalmente é mais empregado por aí, ou seja, da forma errada.

Aqui está um exemplo hilário tirado da página, em que ele descreve e comenta um diálogo presenciado no transporte público de São Paulo:

– Acredita que cortaram meu celular, literalmente?

– Manda ele pra assistência técnica então, vê se tem jeito. 

Se cortaram literalmente, minha filha, pode comprar outro porque não tem conserto.

O genial da palavra “literalmente ” é que, bem empregada, ela é um ótimo instrumento de humor, unindo os sentidos figurado e literal de uma mesma palavra. Ao contar a  história de um amigo com muitos pelos no corpo que passa por uma saia justa por causa disso, por exemplo, pode-se dizer que “foi uma situação cabeluda… literalmente”. “Cabeluda” aí é usada no seu sentido figurado, mas, como também faz sentido (e graça) em sua forma literal, cabe aí o uso do literalmente.

Agora, se você literalmente acha que a palavra literalmente é a melhor maneira de transformar uma conotação em uma hipérbole sem sentido, estou literalmente de saco cheio de você (e procurarei um médico a respeito disso).

Anúncios

Informação

Publicado em 26/06/2012 por e marcado , , , , .
%d blogueiros gostam disto: