AnsiaMente

Sobre coisas irritantes e inquietantes

Espera aí: bituca não é lixo?

 

Por Carmen Guerreiro

 

Há pouco tempo contratei uma empresa para fazer um serviço em casa que levaria quatro dias. O senhor que veio para realizar o trabalho era muito educado, mas fumava o dia inteiro, todos os dias, acendendo um cigarro no outro. Não coloco isso como um defeito dele, afinal cada um faz o que quer com a sua vida e sua saúde (apesar de eu achar que, quando se está na casa de outra pessoa, é de bom tom perguntar se pode fumar lá). O “mas” é para o fato que, no fim do dia, eu tinha que fazer uma busca pela casa toda catando bitucas de cigarro. Estavam espalhadas pelas janelas, pelo chão dos cômodos, pelo quintal, pelo jardim… Não encontrei nenhuma no lixo, curiosamente.

Isso se soma ao fato de alguns de meus melhores amigos serem fumantes e, por causa disso, eu ter comprado um cinzeiro para eles usarem quando estão na minha casa. Isso não impede que, depois que vão embora, eu encontre bitucas em copos, plantas e também no chão. São poucas pontas de cigarro, nesse caso dos amigos, mas ainda assim eu sinto como se estivessem jogando lixo no chão (e em outros lugares) da minha casa.

É exagero achar isso um desrespeito?

Passando do ambiente privado para o público, impossível não notar nas ruas de São Paulo (e das outras cidades também, mas eu moro na capital paulista) a incrível quantidade de bitucas espalhadas. Mesmo cidades consideradas limpas, tanto no Brasil como no exterior, são acometidas (em menor escala) pelo mal das bitucas. Inclusive uma campanha acaba de ser lançada em São Paulo para que os fumantes descartem corretamente suas bitucas.

Fico então com a dúvida: os fumantes não consideram que as bitucas são lixo?

Quem joga a bituca no chão joga também um papel de bala, ou é diferente? Ou nesse caso se aplica a regra do “todo mundo faz, então eu faço também” (que eu acho absurda, mas tem grande poder psicológico – o metrô de São Paulo tem como estratégia manter as estações e trens limpos para coibir esse tipo de atitude, como jogar lixo no chão)? Ou o tamanho pequeno da bituca justifica?

Enfim, eu realmente não entendo. Afinal, não jogar lixo no chão é algo tão básico que chega a ser vexatório ter que pedir isso para as pessoas. E muitos dos que atiram suas bitucas por aí fazem isso só com as pontas do cigarro mesmo, não com outro tipo de lixo. Mas estão sujando as ruas do mesmo jeito!

Hoje existem aqueles porta-bitucas ou cinzeiros portáteis para apagar e guardar a bituca na bolsa/mochila (vi opções aqui e aqui também), e mesmo não sendo fumante eu acho que são uma grande invenção. Já ouvi gente falando: “Mas eu não acho para comprar”, ou: “É muito caro porque é importado” (durante um tempo realmente só vinha de fora). Mas gente, não dá para improvisar uma caixinha de cigarro vazia e um spray com água para apagar a ponta? Ou outra solução qualquer?

Eu entendo que seja um hábito para o fumante jogar a bituca no chão ou apagar em outros objetos e deixar por lá, assim como o próprio ato de fumar na maioria das vezes é (ou se torna) um hábito. Mas somos todos seres pensantes vivendo em sociedade, e está na hora de começarmos a pensar mais nas nossas atitudes do dia a dia, automáticas ou não, mesmo que aparentemente pequenas.

Informação

Publicado em 11/06/2012 por .
